quarta-feira, 25 de setembro de 2013

LIVRO SOBRE JOÃO PEDRO TEIXEIRA SERÁ LANÇADO EM ITABAIANA



Alegrei-me muito com o convite que recebi da Secretaria Municipal de Cultura de Itabaiana para participar do lançamento do livro “João Pedro Teixeira – Um Mártir do Latifúndio”, que acontecerá nessa sexta-feira, dia 27 de setembro de 2013, a partir das 20h na casa de eventos Maison Finesse, em Itabaiana.

"O mais importante líder camponês da América Latina, João Pedro Teixeira, tem agora a sua história de vida contada em livro de autoria do jornalista paraibano Nonato Nunes (Editora Ideia/Prefácio, 230 págs). A obra resgata a história de um homem que viveu e morreu em nome de um ideal: a conscientização da classe camponesa. “A meu ver João Pedro, pela história que construiu, jamais teve reconhecido o seu verdadeiro papel dentro da luta camponesa no Nordeste e no país”, disse o autor, que é natural da cidade de Santa Rita, vizinha à capital, João Pessoa.

Nunes disse que foram dois anos de pesquisas. Durante esse tempo ele leu sobre o assunto, assistiu a documentários, ouviu pessoas ligadas à história das Ligas, fez consultas à internet e comparou dados entre as fontes para que pudesse compor um trabalho consistente. “Na verdade escrever esse livro foi como ‘tirar leite de pedras’, pois as informações sobre João Pedro eram muito fragmentadas. O único trabalho específico sobre aquele líder foi escrito por Waldir Porfírio e Assis Lemos, que integrou aquela série de plaquetas que A UNIÂO publicou. No mais, tive que garimpar informações onde quer que elas estivessem”, completa o autor.

Itabaiana, à época das ligas camponesas, foi um dos centros irradiadores da luta dos trabalhadores rurais numa fase crucial da história brasileira. Foi um dos municípios onde as ligas camponesas saíram-se vitoriosas no pleito municipal de 1962, a exemplo de Santa Rita, Rio Tinto e Cruz do Espírito Santo. As ligas tiveram ainda importante participação na eleição de Domingos Mendonça Neto para a prefeitura de João Pessoa. A vitória foi contra Robson Espínola, candidato do governador Pedro Gondim."

Desta forma, agradeço ao convite e parabenizo ao prefeito Antônio Carlos, pelo apoio à cultura paraibana, patrocinando o lançamento desse livro tão importante para a nossa história. Ao mesmo tempo em que solicito a ele, como poeta, que o mesmo apoio dispensado ao autor Nonato Nunes, também seja ofertado aos escritores itabaianenses, que, com muita dificuldade, tem laçado seus livros enaltecendo a Rainha do Vale do Paraíba.

Antonio Costta




2 comentários:

  1. Obrigado ao poeta Antônio Costta pela divulgação do livro e pela referência ao trabalho de João Pedro Teixeira junto às ligas camponesas de Sapé de todo o vale do Paraíba. Aproveito o espaço para me desculpar aos presentes pelo ato de não ter tido o tempo hábil, durante o evento, para fazer uma explanação, ao menos razoável,sobre o livro e sobre o biografado, pois estávamos todos preocupados com dona Elizabeth Teixeira a qual não costuma, em razão da própria idade (88 anos), participar de eventos noturnos. Fico grato pela compreensão de todos e agradeço ao prefeito Antônio Carlos, um homem que tem demonstrado muita sensibilidade pelos valores culturais de sua terra e, sobretudo, pelo trabalho de conscientização do jovem para a preservação de memórias. Agradeço ainda, ao amigo Antônio Costta, pela transmissão do comunicado do grande cineasta Wladimir de Carvalho, parabenizando ao autor pelo lançamento do livro em Itabaiana.
    Enfim, fico grato a todos os itabaianenses pelo apoio e compreensão.
    Um abraço e até breve.

    ResponderExcluir
  2. Não há do que agradecer, meu nobre amigo Nonato Nunes.
    É nosso dever incentivar a cultura de nossa terra, motivando a produção literária de nossos escritores. A honra e o prazer foi todo meu de ter participado de um evento tão especial.
    Um fraternal abraço e até a próxima oportunidade.

    ResponderExcluir

SIVUCA NA TV SUECA

FEIRA DE MANGAIO - SIVUCA E CLARA NUNES

SIVUCA E O BRASIL

Antonio Costta - no Programa Nossa Paraíba, da Tv Assembléia.

https://www.youtube.com/watch?v=ZTzl9AatbeM

Aracílio Araújo - Itabaiana é meu Canto